quinta-feira, 2 de abril de 2009

PICO DO ITABIRA


O pico do Itabira, localizado em Cachoeiro de Itapemirim é uma formação rochosa de granito no formato formato de um enorme dedo indicador apontado para o céu. Ele possui cerca de 400 metros de altura. O pico do Itabira é a montanha mais importante de um grupo de elevados denominado Conglomerado do Itabira. O local é muito frequentado por escaladores.
O "Pico do Itabira" virou cartão postal da cidade. A pedra, de granito, tem cerca de 700 metros de altitude. Possui o formato de um dedo indicador apontado para o alto. É cercado de montanhas que completam o belo visual. O contraste com o azul do céu lhe confere a aparência de um quadro de arte pintado à mão.

O Itabira fica a seis quilômetros do centro da cidade e atrai visitantes e adeptos de esportes, como o mountain-bike, trilhas e alpinismo. Em 1947 a pedra foi conquistada pelos primeiros alpinistas. Entre eles, Sylvio Mendes. De lá pra cá outros repetiram a façanha. Um privilégio: conquistar a "pedra empinada", que é o significado de Itabira, palavra de origem Tupi-Guarani.

4 comentários:

  1. gostaria de saber como podemos falar com quem toma conta das piscinas naturais ?

    ResponderExcluir
  2. somos da igreja e gostariamos de ir passar um dia na piscinas naturais do itabira gostariamos de saber como e se e pago quanto paga e outros detales

    ResponderExcluir
  3. A palavra Itabira é de origem tupi guarani sim significando Ita igual pedra bira igual dura então itabira siguinifica pedra dura para quem não conhece, segundo minha falecida mãe nos temos sangue indígina na familia, por isso eu sei muita coisa em tupí e guarani. meu abraço a todos internalta Darcy neto do avô joaquim em tupi significa jacá.

    ResponderExcluir
  4. o Itabira é mt lindo,por isso temos q preserva-lo não jogando lixo nem pichando,não depredando... com esses cuidados podemos faser um mundo melhor,a começar de nossas casas

    ResponderExcluir