sexta-feira, 3 de abril de 2009

RICARDO FERRAÇO


Ricardo de Resende Ferraço (Cachoeiro do Itapemirim, 17 de agosto de 1963) é um político brasileiro; atual vice-governador do estado do Espírito Santo.
Formado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Paulo Hartung iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, num período conturbado da história brasileira, que foram os últimos anos da Regime Militar de 1964, iniciada com a deposição de João Goulart . Quando era aluno da UFES, Hartung foi eleito o primeiro presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Universidade.
Em 1979, participou ativamente do processo que reestruturou a União Nacional dos Estudantes, tendo atuado como organizador da bancada capixaba e na mobilização dos delegados em todo o país para o congresso de reconstrução da entidade que representa todos os estudantes brasileiros, realizado em Salvador, capital do estado da Bahia.
Paulo Hartung filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro em 1982, e deu assim início à sua trajetória político-partidária. Aos 25 anos de idade, elegeu-se deputado estadual para um mandato de quatro anos (1983 a 1987), destacando-se como o mais novo parlamentar da Assembléia Legislativa do Espírito Santo.
Expirado o mandato, conseguiu reeleger-se em 1986 para um novo quatriênio (1987 a 1990) e participou da elaboração da Constituição Estadual. Em sua passagem pela Assembléia, preocupou-se com a defesa do funcionalismo público, e tratou de temas fundamentais à sociedade, como meio ambiente, saúde, educação, transporte público, dentre outros.
Em 1990, Paulo Hartung conquistou o mandato de Deputado Federal (1991 a 1995), com a maior votação dentro do Município de Vitória, capital do estado. Sua relevante atuação fez com que assumisse o cargo de vice-líder do Partido da Social Democracia Brasileira na Câmara, cuja liderança era exercida por José Serra, então deputado por São Paulo, unidade federativa mais importante da República Brasileira.
Em 1992, foram realizadas eleições municipais em todo o país e nelas Paulo Hartung lançou sua candidatura e elegeu-se Prefeito de Vitória (1993 a 1997). No início de 1997, passou o cargo ao seu sucessor eleito, Luiz Paulo Vellozo Lucas, também do PSDB, e participou, nos Estados Unidos, a convite da Embaixada daquele país, do programa intensivo sobre Administração Pública e Sistema Político Nos Estados Unidos.
Após o retorno ao Brasil Paulo Hartung assumiu, a convite do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, seu correligionário de sigla partidária, a Diretoria de Desenvolvimento Regional e Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). No primeiro ano de gestão, a pasta investiu 1,4 bilhão de reais em projetos sociais.
Em 1998, com 41 anos de idade, jovem político, porém acumulando vasta experiência nos Poderes Executivos e Legislativos Federal, Estadual e Municipal, Paulo Hartung candidatou-se ao Senado da República e foi eleito com a maior votação (780 mil votos) que um político já recebeu no Espírito Santo.
Em 2002 foi eleito, ainda no primeiro turno, governador do estado com 820 mil sufrágios, correspondentes a 54% dos votos válidos. Tomou posse em 1º de janeiro de 2003 para receber do seu antecessor, José Ignácio Ferreira, um estado sem crédito junto aos órgãos financeiros federais e mundiais, seriamente endividado, com graves problemas na máquina administrativa e sem capacidade para os investimentos necessários nas áreas sociais e na estrutura física (contrução de escolas e recuperação de estradas, por exemplo). No primeiro mandato à frente do Executivo Estadual, conseguiu de certa forma recuperar as finanças e também, até certo ponto, a desgastada imagem do Espírito Santo a nível federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário