quinta-feira, 2 de abril de 2009

ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE


Nome: Estrela do Norte Futebol Clube .
Mascote: Estrela.
Uniforme: Camisa com listras verticais pretas e brancas, calção branco e meias pretas.
Fundação: 16 de Janeiro de 1916 .
Estádio: Mário Monteiro (Sumaré).
Capacidade: 12.000 pessoas.
Endereço: Rua Estrela do Norte, s/n, Cachoeiro de Itapemirim/ES - CEP 29300-000.

O Estrela do Norte Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro sediado em Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo. Foi vice-campeão em seis edições do campeonato estadual no anos de 1987, 2001, 2003, 2004, 2005 e 2006, e curiosamente, rebaixado a segunda divisão de 2007, a exemplo de outras forças do estado nos anos anteriores.

HISTÓRIA:
ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE, fundado em 16 de janeiro de 1916, numa casa próximo ao Colégio Liceu Muniz Freire. Participaram da reunião de fundação LAURENTINO LUGON, MÁRIO SAMPAIO, ORLANDO NUNES, AMPHILÓFIO BRAGA, JOÃO VIANA, ESTULANO BRAGA, DEUSDEDIT CRUZ, FERNANDO REIS, FRANCISCO PENEDO, que são considerados portanto os fundadores do Clube mais querido do Sul do Espírito Santo e hoje uma das maiores paixões do nosso Estado do Espírito Santo. FRANCISCO PENEDO foi o primeiro Presidente do Clube. A primeira Sede, segundo constam nos arquivos, foi onde é hoje, o Tiro de Guerra e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade, daí o nome ESTRELA DO NORTE. As primeiras cores do Estrela do Norte, eram Verde e Amarelo e o primeiro time Estrelense era formado por Pedro Tanure, Antonio Cruz, Belmiro, Adão, Barão, Dodoca, Erly, Vivi, Mine, Cezarino e Lauro.Tempos depois, por volta da década de 30, o Estrela transferiu o seu campo para o Bairro Sumaré, onde está até hoje. No início o campo era aberto, depois com muito esforço a Diretoria conseguiu cercar o Estádio com varas de bambus, tábuas e bem depois conseguiu murar. Os ingressos para os jogos eram vendidos no Armazém "Estrela", sob o comando do Sr. Oswaldo Lima. O primeiro lance de arquibancadas foi sob o comando de José Cocco e Otávio Mesquita, depois veio o aterro comandado pelo Sr.Mário Monteiro e a criação da Banda de Música "Estrela do Norte", pelo Maestro Raul Sampaio e Mário Sampaio. Alfredo Duarte de Abre e Armando Lunz, seu LICO, fizeram os melhoramentos na iluminação do Estádio. Darcy Brum, Délio Lima, Gerson Moura e José Cocco, colocaram vestiários, alambrados, traves e aumentaram arquibancadas. O Estrela foi o primeiro campeão Sulino de profissionais. Vários grandes jogadores vestiram a camisa do Estrela na época: Elias, Fernando, Catiquinha, Sarará, Pedrinho, Toninho, Geraldo Martins, Geraldo Menezes, Lico, Siro e Zinho., Virgilio, Hugo, Américo, Correlogo, Otacílio, Gerson, Donato, Rainor, Bela, Nerinho, Jove. Veraldo, Raul, Gesse, Orlando, Manduca. Em 93 anos de existência o clube ganhou vários títulos regionais, mas jamais venceu um campeonato estadual. Tem a mais fanática e uma das maiores torcidas do Espírito Santo. Em 1996, o Estrela do Norte Futebol Clube, foi notícia no Brasil, devido a publicação na Revita Placar sobre "o menor campeonato do mundo", o campeonato capixaba da 2ª divisão, tendo o Estrela do Norte Futebol Clube campeão, e o Sport Club Capixaba como o vice-campeão.
TÍTULOS:
Campeonato Capixaba - 2ª Divisão: 2 vezes (1996 e 1999).
Copa Espírito Santo: 3 vezes (2003, 2004 e 2005).
Campeonato Sulino Capixaba: 6 vezes (1954, 1955, 1964, 1965, 1966 e 1968).

SITE:

HINO:

HINO DO ESTRELA DO NORTE F. C.
(Raul Sampaio)

Ô Estrela, Ô Estrela
É o clube do meu coração
Quando há jogo, pega fogo
Na torcida do meu campeão
Alvi-negro preferido
De vitória em vitória se fez
Pega a bola, leva a bola, chuta a bola, não dá bola
Vence um, vence dois, vence três

Brilham, também os refletores
Sua cores, suas cores
Ele, é tradição do esporte
Como é forte, como é forte
O meu Estrela do Norte

3 comentários:

  1. Alem dos nomes dos jogadores do Estrela mencionados, inclusive o do meu querido irmão Hugo Cordeiro, que na epoca esteve cotado para vestir a camisa do America do Rio, não podemos esquecer da figura paternal do seu Zezinho que com espirito de colaboração e amor ao time, sempre treinou o infantil do Estrela. Que seu nome seja lembrado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana. O nome do meu avô consta aí. Sempre me disseram que o vô Lico jogava super bem. Infelizmente não o conheci. Só um detalhe: o nome real do Lico não é Armando, é Amarílio.

    ResponderExcluir