quinta-feira, 2 de abril de 2009

ASPECTO FÍSICO GEOGRÁFICO

Posição Geográfica:
Latitude Sul - 20°50'54''
Longitude _ 41°06'45''
Área do Município - 892 km² = equivalente a 1,96% do território estadual.
Dista de Vitória cerca de 135,km. Além da sede, é compreendida por mais dez Distritos : São Vicente, Córrego dos Monos, Gironda, Gruta, Vargem Grande de Soturno, Burarama, Conduru, Itaóca, Coutinho e Pacotuba.

Limites do Município:
Norte - Castelo Leste - Vargem Alta e Itapemirim Sul - Itapemirim, Atílio Viváqua e MuquiOeste - Alegre e Jerônimo Monteiro.

Solo:
Os solos predominantes são classificados como pré-colombianos, rochas gnaisse, quartzitos, calcários. Afloramentos rochosos ao longo do rio e em pontos elevados; solo com caráter argiloso, predominantemente vermelho com ocorrência de amarelos.

Altitude:
A altitude média de sede é de 40 metros.
Relevo:
A região do Município de Cachoeiro de Itapemirim apresenta um relevo nitidamente ondulado, com picos que atingem a 600 metros.
Clima:
Período quente e úmido, com estações chuvosas no verão e seca no inverno. Temperatura máxima de 39° e mínima de 17°.
Hidrografia:
A bacia hidrográfica que se estende pelo Município de Cachoeiro de Itapemirim é a do rio Itapemirim e seus afluentes, descendo na serra da Chibata com o nome do rio Pardo (alegre) e o rio Castelo o mais volumoso, que percorre o Município na parte norte, entrando pelo Distrito de Conduru. Dentre os mananciais existentes podemos citar o Muqui do Norte, o Sumidouro, a Concórdia e os córregos Boa Esperança, fruteiras, Ribeirão Salgado e São Felipe. Já dentro do território de Cachoeiro, os principais afluentes do rio Itapemirim são os córregos Amarelo, Monte Líbano e Cobiça.

Oferta Diferencial do Município de Cachoeiro de Itapemirim:
Categoria Geográfica Tipo Fauna:
Em Cachoeiro de Itapemirim, temos, entre outros, a capivara, a lontra, o barbado (primata), lagartos, o jacaré-de-papo-amarelo, peixes e ofídios de maneira geral e muitas espécies de aves, com destaque para os periquitos, as maritacas, o sabiá-laranjeira, o beija-flor, a jacutinga, a jacupemba, o trinca-ferro, o tisiu, os bem-te-vis, além das rolinhas e das corujas. A sobrevivência de todos esses exemplares da fauna silvestre local depende da preservação dos ecossistemas naturais.

Categoria Geográfica Tipo Flora:
O Município de Cachoeiro de Itapemirim está inserido no domínio de Mata Atlântica, apresentando como formação florestal típica a Floresta Estacional Semidecidual, denominação decorrente do fato de as árvores perderem parte de suas folhas durante a estação seca. Os remanescentes de Mata Atlântica encontram-se protegidos por lei, sendo que há algumas áreas, criadas por lei, em que é feito trabalho mais intenso de proteção e recuperação destes remanescentes, inclusive mediante a realização de estudos, a saber: "Ilha do Meirelles" ( a maior das ilhas fluviais do Rio Itapemirim, com cerca de 9,6 hectares de extensão, possui grande variedade de fauna e flora, distante 4 km do centro da cidade, ligada ao continente por uma ponte) e demais ilhas do Rio Itapemirim, "Parque Municipal do Itabira", Área de Preservação Permanente da Fazenda Bananal do Norte", "O Frade e a Freira", "Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Cafundó", "Santuário Ecológico Roberto Carlos", além de manchas arbóreas, contínuas ou não, legalmente protegidas. É importante assinalar que o Município de Cachoeiro de Itapemirim, apesar da devastação sofrida por sua vegetação, ainda apresenta remanescentes expressivos de Mata Atlântica, entre os maiores do Estado.

Distância do Município de Cachoeiro de Itapemirim, em relação a outros do Sul do Espírito Santo: -Vargem Alta - 30 Km
- Alegre - 55 Km
- Guaçuí - 76 Km
- Iúna - 133 Km
- Jerônimo Monteiro - 36 Km
- Muqui - 28 Km
- Mimoso - 4 Km
- Presidente Kenedy - 37 Km
- Atílio Vivacqua - 14 Km
- Rio Novo do Sul - 29 Km
- Marataízes - 35 Km
- Itapemirim - 45 Km
- Muniz Freire - 87 Km
- Castelo - 32 Km
- Dores do Rio Preto - 102 Km
- Apiacá - 86 Km
- Bom Jesus do Norte - 100 Km
- Divino de São Lourenço - 101 Km
- Guarapari - 95 Km
- Conceição da Barra - 392 Km
- Piúma - 62 Km
- Barra de São Francisco - 392 Km

2 comentários: