segunda-feira, 6 de abril de 2009

PREFEITO: Carlos Roberto Casteglione Dias


Carlos Roberto Casteglione Dias (2009 - ..........)

HISTÓRIA:
Nascido em Itapemirim (ES) em 20 de maio de 1960, o deputado e presidente do PT-ES Carlos Casteglione mudou com a família em 1972 para Cachoeiro de Itapemirim, município aonde reside até hoje e construiu sua história.
Graduado em Ciências Biológicas em 1986 pela Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia "Madre Gertrudes de São José", se filiou neste mesmo ano no Partido dos Trabalhadores após alguns anos de militância em movimentos sociais.
Sua atuação social e na política começou ainda nos anos 70, quando participou de grupos jovens da Igreja Católica e do Movimento Católico Progressista, a partir das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Na Faculdade compôs o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e criou, junto com outros colegas, o Movimento dos Cristãos Universitários.
Também foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Coronel Borges; membro da diretoria da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares (Fammopoci) e da diretoria do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Espírito Santo.
Após a graduação, deu aulas de Biologia por um curto período e ingressou na área de saúde. Como Técnico em Laboratório, exerceu dupla jornada - no setor privado e como funcionário do Estado no Centro de Saúde de Cachoeiro – até ser eleito deputado estadual em 2002 com 14.690.
Na Assembléia Legislativa presidiu a Comissão de Saúde de 2003 a janeiro de 2005 e atuou como membro da Corregedoria Geral da Casa e das Comissões de Saúde e Educação, tendo participado ainda da Comissão de Agricultura.
No primeiro mandato, teve como bandeiras de luta a defesa da ética e da moralização da política, apoio para a agricultura, a defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, o incentivo ao desenvolvimento econômico sustentável, a projetos de capacitação da juventude e de melhoria dos serviços públicos, com destaque para a área da saúde.
Reeleito deputado estadual em 2006 com 22.284 votos, licenciou-se em março de 2007 para assumir a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Permaneceu como secretário até janeiro de 2008, quando foi empossado de novo em seu cargo como deputado.
De volta à Assembléia, Casteglione manterá suas bandeiras de trabalho, acrescentando a área da Assistência Social na sua atuação.
Em sua trajetória política, também consta a presidência do PT de Cachoeiro por duas vezes consecutivas e disputa da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim por duas vezes, em 2000 e 2004.

TRAJETÓRIA POLÍTICA:
Na segunda metade da década de 1970, alguns anos depois de ter se mudado para Cachoeiro, Carlos Casteglione deus seus primeiros passos na militância, participando de grupos jovens na Igreja Católica, onde adquiriu a consciência de que sem organização as mudanças não chegam.
Na Faculdade aonde graduou-se em Ciências Biológicas, compôs o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e criou, com outros colegas, o Movimento dos Cristãos Universitários, sem deixar de participar do movimento católico progressista que protagonizou todas as lutas sociais da década de 70 e 80 a partir das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Foi a partir de sua atuação nas CEBs que foi eleito vice-coordenador do Conselho de Leigos da Regional Leste II da CNBB.
Com o fim da ditadura militar, em 85, a sociedade brasileira iniciou uma grande mobilização pela elaboração de uma nova Constituição que estivesse mais de acordo com os tempos que se inauguravam. E foi neste contexto que Casteglione ampliou sua visão e sua participação política participando do movimento que coletou milhares de assinaturas apoiando as propostas populares para a Nova Constituição.

NO PT
Um ano depois, em 86, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e foi acrescentando a seu currículo experiências como a presidência da Associação de Moradores do Coronel Borges; a diretoria da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares (Fammopoci) e a diretoria do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Espírito Santo.
Eleito presidente do Diretório Municipal do Partido em 1999, acabou reeleito em 2001. Sua experiência em eleições começou em 2000, quando disputou a Prefeitura Municipal de Cachoeiro, obtendo expressiva votação.
Em 2002 candidatou-se a deputado estadual, elegendo-se com 14.690 votos. Suas bandeiras na campanha foram a moralização da política, o compromisso pela defesa dos interesses da população capixaba, o incentivo ao desenvolvimento econômico da região Sul, projetos de capacitação da juventude e para melhoria dos serviços de saúde.
Em 2004 retomou o projeto alternativo para a Prefeitura de Cachoeiro e novamente foi candidato ao Executivo, terminando a eleição em terceiro lugar, com quase 20 mil votos.
Em 2006, foi reeleito deputado estadual com 21.400 votos, obtendo votação em 74 dos 78 municípios capixabas.
No início deste ano, recebeu junto com o partido o convite para assumir a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades. Após aprovação partidária, assumiu a pasta em 20 de março, licenciando-se do cargo Legislativo.


SITE:

3 comentários:

  1. Cachoeiro do Itapemirim, a II Barabacena

    Sua cidade Cheira a sangue humano, mas os vossos olfatos já estão acostumados que nem percebem. É realmente, um homem de grande coragem e bravura. Com os menores e mais simples, é claro! Só não tens coragem de enferntar o Dr. Sebastião Ventury Batista e sus aliados. Bravo! Prefeito.
    Nada como um dia após o outro.

    O RIAN GRACE< TAMBÈM PERTENCIA A UMA CLASSE PRIVILEGIADA

    ResponderExcluir
  2. ♥eu quiria ser levado aos altos ceus
    msn aline-amelia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ja foi agente de saude,ele mandava gastei dinheiro com traspopi ja recebi esporro por marcar numeros no meu bairro sem poder "acho eu" haha faço o que eu quero recebo dinheiro do gorveno;Bom recebia me demiti abandonei meu cargo,eu sai do meu bairro para sauvar vidas e o glauber e o povinho dele me proibiam,nao estou falando do mau do ferraço bom no momento acho que ele n estava com o Glauber so abandonei meu cargo por que eu queria salvar vidas,como ja fiz,ainda tenho uma firma,Vam Som Publicidade e Eventos,onde eu pude ser gente com a Norma Yube e Ferrasso quando eu fiz sanbaço em cachoeiro eu era empresaria o filho dele comemorou um churrasco no aeroporto e foi aonde eu comecei a ir a falencia estou com o senhor se eu podesse ir agora como vereadora no bairro IBC e no bairro Zumbi onde me amao garnto ;garantia a sua candidatura igual ja fiz como ex gerente da radio cachoeiro depois que tive a Vam Som hoje moro em marataizes a Norma sabe o pot que que eu fugi de cachoeiro para ter um boteco em marataizes por que hoje sou MÃE meu filho tem 12 anos por isso fui a falencia e te desejo tudo de bom,eh!...e por isso que eu te desejo tudo de bom mais tambem acho seu concorente esta quase falando como vc,debata com ele,o transpopi vai voltar,apesar do Jersilio Cypriano meu padrinho de casamento,vc pegou pesado vc vai bota mais duas firmas em cachoeiro;atha!!!duvidovc mecheu com o povo,seu adversario ta falando coisa ridicula ele jamis vai conpri sabe por que eu com a minha idade jamais prometeria tanta mentira.Que Deus te abençoe sua fã que ta em marataizes e meu filho tambem,mas agente nunca vai esquecer de vc,vcja fez merda mas depois do Ferrasso vc e o melhor.abraço bjs tchau boa sorte

    ResponderExcluir