segunda-feira, 6 de abril de 2009

DEDÉ CAIANO

Dedé Caiano, que vem a ser irmão do Sérgio Sampaio, foi parceiro do Raul Seixas, naquela música “Anos 80”. E o Dedé era um camarada assim multimídia. Nunca fez nada direito. Aquele cara mexia com tudo. Com pintura, com música, dava aula. Mas era um maluco. Ele divulgou e propagou muito o esquema de poemas visuais, que consistia em fazer poemas/poesias em formas de desenhos ou contornando algum desenho.

FALECIMENTO: Cachoeiro perde um grande artista
O artista plástico Jorge Moraes Sampaio ou o multimídia, Dedé Caiano, 53 anos, faleceu às 05h50, do dia 24 de maio de 2003, na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, após permanecer 10 dias internado por complicações geradas a partir da extração de um dente e depressão profunda.


MÚSICA COMPOSTA POR DEDÉ CAIANO EM PARCERIA COM O GRANDE RAUL SEIXAS:
Anos 80
(Composição: Raul Seixas e Dede Caiano)

Hey! Anos 80!
Charrete que perdeu o condutor
Hey! Anos 80!
Melancolia e promessas de amor
Melancolia e promessas de amor...
É o juíz das 12 varas
De caniço e samburá
Dando atestado
Que o compositor errou...
Gente afirmando
Não querendo afirmar nada
Que o cantor cantou errado
E que a censura concordou
Gente afirmando
Não querendo afirmar nada
Que o cantor cantou errado
E que a censura concordou...
Hey! Anos 80!
Charrete que perdeu o condutor
Eu disse: Hey! Hey! Anos 80
Melancolia e promessas de amor
Melancolia e promessas de amor...
Hey! Abram Alas!
Ai Viem Los Anios Oitienta
Vai Mamacita, Ui!...
Hey! Anos 80!
Charrete que perdeu o condutor
Hey anos 80!
Melancolia e promessas de amor
Melancolia e promessas de amor...
Pobre país carregador
Dessa miséria dividida
Entre Ipanema
E a empregada do patrão
Varrendo lixo
Prá debaixo do tapete
Que é supostamente persa
Prá alegria do ladrão
Varrendo lixo
Prá debaixo do tapete
Que é supostamente persa
Prá alegria do ladrão...
Hey! Anos 80!
Charrete que perdeu o condutor
Eu disse: Hey! Anos 80!
Que esperança
Sonho de um sonhador!...

Um comentário:

  1. No ano de 1998 eu me lembro do Dedé Caiano aparecer com minha então professora de português, Sônia Grillo, lá no Anacleto Ramos para nos ensinar a fazer poemas visuais! Lembro-me disto com muito carinho, mas é uma pena que aos 14 anos eu não soubesse quem eram os Sampaios!

    ResponderExcluir