segunda-feira, 6 de abril de 2009

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Resgatar e preservar a história é narrar e registrar os fatos vividos dia- a - dia por aqueles que nos antecederam , para que estes fatos não se apaguem da memória do povo mas, permaneçam como base e exemplo para as novas gerações. É a vida que não se apaga mas, continua para sempre, enquanto houver alguém contando história. Iniciando a narração de fatos vividos pelo nosso povo, começaremos com a Emancipação Política de Cachoeiro de Itapemirim, que aconteceu há 132 anos , quando a Freguesia de São Pedro do Cachoeiro foi elevada à vila e sede do município, no dia 25 de março de 1867, com os distritos de Alegre, Rio Pardo, Calçado, Muniz Freire, Muqui, Itabapoana e Castelo, sendo que só em 1914 veio a ser governada por um prefeito, função que cabia anteriormente aos intendentes, que acumulavam cargos com a presidência da Câmara, para a qual eram eleitos pelos seus pares. Com a reforma da Constituição Estadual, autorizada pela lei 894, de 30 de dezembro de 1912, e que foi levada a efeito em 31 de maio de 1913, ficaram criadas as prefeituras. Os prefeitos exerciam um mandato de dois anos e tinham direito à reeleição. Os intendentes de São Pedro de Cachoeiro, da emancipação política até 1914, foram os seguintes presidentes da Câmara Municipal: Francisco Xavier de Monteiro Gama Joaquim Antônio de Oliveira Seabra Basílio Daemon Batista Fluminense Gil Goulart Carlos Bernardino Maciel Manoel Leite de Novaes Mello Eugênio Amorim Rafael di Martino Diogo Pires de Amorim Francisco Guárdia Bernardo Horta José Gomes Pinheiro Júnior Marcondes Souza Antônio de Souza Monteiro Felino Martins
Embora a emancipação política tenha ocorrido em 1867 , no entanto somente a partir de 1914 , Cachoeiro de Itapemirim passou a ser governado por prefeitos . Antes , denominava-se intendente a principal autoridade do executivo, cargo que era acumulado, com o de Presidente da Câmara. Foram dezesseis os Intendentes que entraram para a história do nosso município:
Francisco Xavier Monteiro Nogueira da Gama
Joaquim Antonio de Oliveira Seabra
Basílio Daemon
Batista Fluminense
Gil Goulart
Carlos Bernardino Maciel
Manoel Leite de Novaes Mello
Eugênio Amorim
Rafael di Martino
Diogo Pires de Amorim
Francisco Guárdia
Bernardo Horta
José Gomes Pinheiro Júnior
Marcondes Souza
Antonio de Souza Monteiro
Felinto Martins
Os prefeitos passaram a governar Cachoeiro de Itapemirim a partir de 1914. Eles exerciam um mandato de dois anos e tinham direito à reeleição. Nossos Prefeitos, muito fizeram por Cachoeiro, embora vivessem em épocas de poucos recursos tecnológicos e financeiros. O primeiro prefeito desta caminhada, deixou marcas na história, como bom administrador e chefe de importante família cachoeirense - Família Braga.

2 comentários:

  1. Como historiadora sempre valorizo a história de determinado lugar. E falar de cachoeiro de Itapemirim é sempre uma emoção, pois sou daqui e amo esse lugar. Já ministrei projetos valorizando o nosso local e hoje me encontro na EMEB " Jenny Guárdia" e vamos fazer uma oficina sobre a emancipação do nosso amado Cachoeiro de Itapemirim. Abraços! Rosângela Almeida Marcchiori

    ResponderExcluir
  2. Sou do Estado do Rio de janeiro por nascimento. Vivo em Cachoeiro de Itapemorom desde 2003.
    Gostei muito de conhecer este relato, pois aprecio bastante as fotos da cidade antiga, encontrada em alguns pontos da cidade.
    Anazilda Bernardes

    ResponderExcluir