segunda-feira, 6 de abril de 2009

EVANDRO MOREIRA



...poeta, contista, cronista, romancista, trovador, historiador, além de estudioso de problemas do relacionamento (tem cursos de Relações Humanas, Direito, Organização & Métodos, Oratória); foi professor de Ciência Política, Português, Literatura, História, Espanhol, Criação Literária, Oratória, Secretariado, Direito Constitucional e Penal. Continua ministrando, a convite, palestras sobre literatura capixaba,criação literária, história e relacionamento conjugal/sexual.Foi discípulo de Newton Braga (irmão de Rubem Braga), iniciando-se no jornalismo e na Literatura, em 1957, técnico em Contabilidade, Advogado nas áreas criminal e de família durante 25 anos.

Foi Assessor Jurídico na Secretaria de Educação do Espírito Santo, em 1995; Diretor de Cultura da Prefeitura de Cachoeiro, de 1989 a 1990, e da Prefeitura de Alegre, em 1996. Editou e dirigiu o jornal Mensagem durante 22 anos e a Revista da Cidade, durante 10 anos, em Alegre; jornal publicitário Contatos, por 3 anos, em Cachoeiro. É autor do Guia turístico do Sul do Estado, em 1991; obteve o 1º lugar no I Festival de Música Popular de Guaçuí, ES, em 1973, com letra e música de "Canoeiro".Em 2008 recebeu a Comenda Rubem Braga por seu trabalho cultural juntos aos colégios da região, é autor de 55 livros publicados e mais 50 prontos para o prelo. Teve premiados os livros Cárcere de Almas (poesias, publicado pela editora Pongetti) e A Outra Face do Espelho (poesias, publicado pela Editora Leitura) pelas Academias Campista de Letras e Pedralva, de Campos, RJ, Prêmios "Almir Soares", em 1960 e 61; A Sombra de Ariel (poesias), pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, Prêmio Capixaba de Literatura "Newton Braga", em 1998. Obteve mais uma dezena de premiações literárias por poemas isolados, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Governador Valadares. Detém ainda os títulos de Amigo da Cultura, da Fafia, de Alegre; Cidadão Alegrense; doutor HC em Psicologia e Filosofia, da Academia Antero de Quental, de São Paulo, e da Academia Saint Adalbert, da Suécia; Comendador da Ordem do Mérito Jurídico, pela Assembléia Jurídica da França; Medalha do Mérito Universitário da UFES e membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES, do IHG de Cachoeiro, da Academia Espírito-santense de Letras, Academia Bonjesuense de Letras, Academia Muquiense de Letras, Academia Cachoeirense de Letras (da qual foi fundador e primeiro presidente), além de membro honorário e correspondente de uma dezena de outras entidades de âmbito nacional e internacional. Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, foi funcionário do Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais e do Banco do Brasil, até 1986, quando se aposentou. Residiu muitos anos em Januária, norte de Minas (1962/67), e Alegre, ES (1967/89), retornando a Cachoeiro em 1989, onde lecionou e advogou até 1999, afastando-se por sério problema de glaucoma em ambas as vistas.Ministra aulas de CRIAÇÃO LITERÁRIA, ensinando os segredos de se ter e desenvolver idéias, transformar o cotidiano em arte, com textos de cartas, ofícios, discursos, crônicas, contos, artigos, reportagens, romances, além dos segredos da composição poética, com emprego da estilística (significado, sentido, impressão, som das palavras), as figuras de sintaxe, noções de Lógica, versificação e Oratória. é autor de mais de 100 livros, mais da metade já publicados...

BOADEGA:
Evandro Moreira é o responsável pelos melhores licores e vinho de jabuticaba produzidos no Estado. Confecção artesanal, com requintes de higiene e qualidade.Com o rótulo BoAdega você adquire licores de: jabuticaba, jenipapo, limão, nozes (amareto), côco (malibu), maçã (saint remy), chocolate, maracujá, goiaba, hortelã (menta), figo, morango. laranja (cointreau); vinhos de jabuticaba e laranja. Os produtos apresentam-se em garrafas pequenas de 375 ml ou em garrafas maiores, de 900 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário