segunda-feira, 6 de abril de 2009

PREFEITO: Augusto Emílio Estelita Lins


Augusto Emílio Estelita Lins (1922 – 1924)

Era natural de Recife, advogado, jornalista, poeta, grande orador e ocupou a presidência da Academia Espírito-Santense de Letras.
Destacamos dentre muitas de suas realizações, a fundação do Primeiro Ginásio de Cachoeiro – Pedro Palácios, cuja direção ficou a cargo do Prof. Aristeu Portugal Neves; ampliou a rede telefônica, embora precária.Na sua gestão foi inaugurado o Banco Pelotense, e reconstruído o matadouro municipal.

3 comentários:

  1. Ola,
    Por gentileza, por acaso o Colegio Pedro Palacio e Colegio Aristeu Portugal Neves sao os mesmo? Por acaso voce sabe onde eles ficavam? Muito obrigada.
    Fatima Trindade.

    ResponderExcluir
  2. O Pedro Palácios foi o 1ª ginásio que em 1936 passou a se chamar Liceu gerido pelo Estado. O colégio Aristeu Portugal é (ou foi) outra instituição. Aristeu é meu avô e saiu de Cachoeiro para o Rio de Janeiro em 1937.

    ResponderExcluir
  3. Augusto era irmão de Aurora Estelitta Herkenhoff, fundadora da Escola de Comércio e do Ginásio São Pedro (junto com seu esposo Alfredo Herkenhoff), e tio de Pedro Estelitta Herkenhoff. Pedro foi homenageado ao dar nome a duas escolas (uma em Cachoeiro e outra em Vila Velha) e Aurora dá nome a uma escola em Cachoeiro. Eram amigos do Aristeu, que denomina uma escola em Cachoeiro. Transformaram Cachoeiro em um polo estudantil. Pedro faleceu a caminho de tomar posse como Secretário de Educação e tinha como um de seus projetos ampliar isso até mesmo com a criação de universidade pública em Cachoeiro.

    ResponderExcluir