quinta-feira, 2 de abril de 2009

RUA 25 DE MARÇO


Esta fotografia apresenta uma das ruas mais antigas de Cachoeiro, e nela está localizada a Casa dos Braga, de número 162, e pertenceu à família do primeiro prefeito de Cachoeiro, Francisco de Carvalho Braga, que era casado com Rachel Coelho Braga. Francisco Braga era tabelião e o escrivão do Cartório de Primeiro Ofício. A Casa foi construída em 1910 e passou a pertencer a família em 1912 e é considerada "modelo típico do estilo eclético da arquitetura brasileira da época". Nesta casa viveram os irmãos Braga, treze ao todo, sendo que só sete chegaram à idade adulta - Jerônimo, Carmozina, Newtom, Rubem, Armando, Ieda e Ana Graça. Destacamos que, Rubem foi o famoso cronista do Brasil; Newton também escritor foi criador do dia de Cachoeiro; Armando foi fundador do Correio do Sul em 1928. A Casa dos Braga foi tombada ao patrimônio Histórico de Cachoeiro e nela encontra-se o Museu da Família Braga e a Biblioteca Municipal, transferida de outros lugares, quando foi inaugurada como espaço cultural em 1987 pelo prefeito Roberto Valadão. O calçamento da rua é em pedras "pé de moleque" e em 1910 já havia luz elétrica na cidade, luz que foi inaugurada em 1903, conforme pode ser observado nos postes colocados no meio da rua. Ela hoje tem o nome de Rua 25 de Março, em homenagem ao dia da emancipação política de Cachoeiro de Itapemirim, fato que ocorreu em 25 de março de 1867, quando foi instalada a primeira Câmara do município, sob a presidência do Coronel Francisco Xavier Monteiro Nogueira da Gama. Nesta mesma rua está situada a Casa da Memória, no número 100, tombada ao Patrimônio Histórico de Cachoeiro pelo prefeito Roberto Valadão em 22 de dezembro de 1988, casa que pertence à família Ribeiro, o último proprietário foi o Sr. Alípio Moreira. Nela está instalada provisoriamente a Secretaria de Cultura e a Academia Cachoeirense de Letras, sendo que a Academia liderou toda reforma do imóvel tombado, sob a presidência do Dr. Athayr Caghin.

3 comentários:

  1. cidade mais linda do mundo meu pequeno grande cachoeeiro

    ResponderExcluir
  2. Me chamo Carlos, moro em São Paulo. Fiz meus primeiros estudos na Escola Bernardino Monteiro entre 1962 e 1964, depois me mudei para outro estado. Morei na rua 25 de março bem em frente ao "Café Campeão". Toda tarde meu avô Zé Minote me tomava pela mão e caminhavamos ao longo da 25 de março de casa a escola, da escola para casa. Nunca mais voltei, meu avô já se foi, mas a memória permace...

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito essas informaçoes vou tirar 10 no meutrabalho !

    ResponderExcluir