quarta-feira, 10 de junho de 2009

JOÃO MORAES E A PATULÉIA

João Moraes é capixaba de Cachoeiro de Itapemirim e em 99, montou a banda João Moraes e a Patuléia junto com o guitarrista Aroldo Sampaio, o baterista Geovanni Donato e o baixista Doug, todos de Cachoeiro (este último foi substituído por Rogério Lopes, que tocou com Tim Maia por três anos). O conjunto é influenciado pelas canções psicodélicas de Sérgio Sampaio e também pela fase soul de Roberto Carlos (ambos de Cachoeiro do Itapemirim) entre o final dos anos 60 e fim dos 70, além de Mutantes, Led Zeppelin, Hendrix e Jards Macalé. Há ainda uma admiração por Rubem Braga cujas crônicas são freqüentemente citadas nas apresentações ao vivo da banda.

O som que a Patuléia produziu não pode ser encaixado em nenhuma vertente comum do pop-funk-rock, pois existem elementos carregados de características do rock dos anos 60 e 70. Suas letras misturam romantismo e ironia.Selecionada pelo quadro o Novo Som Brasil, que era apresentado pelo Jornal Hoje, provocou boas críticas nos jornais cariocas no ano de 2001, merecendo a atenção de grandes gravadoras. O trabalho da banda foi apoiado pela Lei Rubem Braga, que bancou inclusive o clipe dos rapazes de Cachoeiro.

João Moraes e a Patuléia - Quase ao Vivo (2003)
Faixas:
1 – Som pra Deus
2 – Esbugalhados olhos
3 – Sem você...
4 – Medo
5 – Trem batido para a piedade
6 – Balance
7 – Lá fora
8 – Serenata inversa
9 – Tudo quimera
10 – Você vem
11 – Preguiça
12 – G & D
13 – Leros, leros e boleros
14 – Reticências

João Moraes é diretor e roteirista do documentário ganhador do DOCTV 2004, “Viagem Capixaba, um Olhar de Rubem Braga e Carybé, Hoje”, exibido na série “Brasil Imaginário” em todas as emissoras públicas de televisão do Brasil.
Atuou, produziu e editou o videoclipe “Medo” da banda João Moraes e a Patuléia, com participação do Humorista Bussunda. O clipe foi exibido em várias Tvs e participou da mostra competitiva do festival de São Carlos, SP. Atualmente mora em Vitória e dirige o documentário de média metragem “Pedras no Caminho do Homem”, o curta de animação “Ai de Ti!”, (Único projeto capixaba premiado pelo edital do Programa Petrobrás Cultural em 2005), o especial “Caminho das Águas” sobre os rios capixabas, para a TVE-ES e ainda o curta “O Evangelho Segundo Seu João”, co-dirigido por Eduardo Souza Lima(Rio de Jano, Caçada Implacável). É jornalista (UFRJ), músico, produtor cultural, diretor de audiovisual e roteirista. Criador de projetos como o Museu Digital, Poesia Viva, Brincarock, Feira Multicultural, Oficina do Quadrinho e participou da produção do CD Balaio do Sampaio. Diretor de jornalismo na rádio Aquidabã, apresentou os programas “Trem das 11” e “Alívio Imediato”. Lançou e dirigiu as revistas “Anúncio” e “Documento” e o jornal “O Repórter”, foi editor do jornal literário “Vertigem” e colunista da “Folha do Espírito Santo” e “Diário Capixaba”. Pesquisador de folclore e música brasileira, dirigiu por quatro anos o departamento municipal de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim, ES.
VÍDEO-CLIPE DA MÚSICA “MEDO”:

Um comentário:

  1. Meu nome é Nilson Almeida Tiradentes Júnior. Sou morador de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Vc poderia me passar o MP3 do CD João Moraes e a Patuléia - Quase ao vivo, junto com a capa? Sou um grande fã do conjunto e perdi o meu CD original, queria fazer a divulgação da banda para os meus amigos.

    E-mail para contato: natjunior@hotmail.com

    ResponderExcluir