quarta-feira, 10 de junho de 2009

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO JOÃO DA MATA


SÃO JOÃO DA MATA

E. F. Leopoldina (n/d-c.1967)

Município de Cachoeiro do Itapemirim, ES
Ramal Sul do Espírito Santo - km 503,053 (1960) ES-3431
Inauguração: n/d
Uso atual: demolida
Sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)


HISTORICO DA LINHA: O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive, do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.

A ESTAÇÃO: A parada de São João da Mata não tem data de inauguração conhecida. Segundo informação da proprietária da fazenda, a parada era de madeira e tinha escrito em letras também de madeira p seu nome. Chegou a ser reformada, mas, comida por cupins, caiu e foi desmontada.
(Fontes: Marcos A. Farias; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

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