quarta-feira, 10 de junho de 2009

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE COBIÇA


COBIÇA
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Município de Cachoeiro do Itapemirim, ES
Linha do Litoral - km 487,931 (1960) ES-3399
Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada
Com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.

A ESTAÇÃO: A estação de Cobiça não tem data de inauguração conhecida. Também foi chamada de Cobiça da Leopoldina. Está (01/2006) abandonada, com tanto mato em volta que até fotografias tornam-se difíceis. O seu único desvio está sendo retirado. A partir de Cobiça se inicia uma subida de 700 m de altitude por 50 km de ferrovia até Ipê-Açu, algumas estações mais à frente e ponto mais alto daquele trecho.
(Fonte: Marcos Farias, 01/2006; Guia Geral - 1960)

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