segunda-feira, 16 de abril de 2012

LIVROS PARA CONHECER A HISTÓRIA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

LIVROS QUE SE DEVEM LER PARA CONHECER A HISTÓRIA DE CACHOEIRO

PROVÍNCIA DO ESPIRITO SANTO – BAZILIO CARVALHO DAEMON – 1879 – Fonte direta ou por inferências, de toda obra sobre história do Espirito Santo. Daemon produziu (516 páginas) inventário das coisas acontecidas no Espirito Santo de 1500 a 1879. Daemon foi redator de “O Itabira”, primeiro jornal de Cachoeiro, o nº 1 saiu em 04.07.1866. Está na internet, site do Arquivo Público do Estado. Através do site, baixei todo o livro e entreguei um volume ao Prof. Maciel e outro à USC - São Camilo.

Ponte Municipal – Primeiro Centenário– contém o relatório do Prefeito Gil Goulart – 1887 – Opúsculo com 15 páginas. Relatório do Prefeito (1883-1886), modelo de governo municipal que contou com participação privada nas coisas públicas (pondo e não tirando). Gil Gonçalves tinha um exemplar original que se desmanchava ao simples toque. Em junho de 1987, 100 anos do relatório, editei na Gracal, edição fac-similar, tiragem de 1000 exemplares. Junto com o relatório publiquei texto de Levy Rocha sobre a Ponte. Esgotado, foi distribuído a escolas e interessados.

Minha Terra e Meu Município – Antonio Marins – 1918 – Ao lado da obra de Daemon, é o outro livro muito citado por historiadores e pesquisadores Razão simples: Marins entrevistou muitos dos que fizeram a história de Cachoeiro. Foi contemporâneo de outros tantos que vieram a comentar e escrever sobre nossa história. Excelente texto de história da região. Esgotada e raríssima.

Município de Cachoeiro de Itapemirim – Domingos Ubaldo Lopes Ribeiro – 1928 – Outro importante livro sobre o município. 588 páginas. Domingos Ubaldo era Secretário da Prefeitura em 1928, governo do Prefeito Francisco Alves de Athayde. Traz a primeira parte elucidativa (274 páginas, repleta de fotografias), aonde é contada a história do município, aspectos culturais, edifícios, comércio, agricultura e indústria. Noutra centena de páginas – segunda parte – estão anúncios comerciais; na terceira parte, entre outros, a legislação municipal. Tanto quanto o livro de Antonio Marins é fonte primária da história de Cachoeiro.

Histórias de Cachoeiro – Newton Braga – 1946 – Livro quase didático, com 92 pág., escrito pelo grande poeta. Segundo o autor, o livro visa “despertar nos jovens de minha terra o interesse pelas coisas de nossa história, mostrando-lhes, a esmo, figuras e episódios de nossa formação”. A última edição publicada foi pela Prefeitura de Cachoeiro (Gestão Roberto Valadão, em 1986).

Rio Itapemirim – Sua contribuição para a História – Mauro Braga – 1955 – Obra premiada em concurso (Diretório Regional de Geografia - 1954). Posteriormente, 1988, com prefácio do Prof. Deusdetit Baptista, que possuía um original, fiz publicar nova edição de 1000 exemplares, distribuídos a escolas e interessados. Pequena história do Itapemirim, da nascente à foz, escrita por quem percorreu o rio. Contém muitas curiosidades históricas.

Viagem de Pedro II ao Espirito Santo – Levy Rocha – 1960 – Excelente livro de pesquisa do não menos excelente Levy Rocha, lamentavelmente pouco conhecido. Com as anotações de D. Pedro II ao lado, Levy escreveu impressionantes 166 páginas, descrevendo a visita do Imperador ao Espirito Santo (1860), inclusive à região de Itapemirim, berço de Cachoeiro.

Crônicas de Cachoeiro – Levy Rocha – 1966 – Outro livro essencial de Levy, este mais didático e de divulgação; série de crônicas históricas da cidade. Entre as raridades trazidas, está fac-símile da primeira crônica publicada por Rubem Braga – a decantada “A Lágrima” (jornal “O Itapemirim”, de dezembro de 1926). Cobre fatos importantes da cidade, da cultura e da história.

Memória de Cachoeiro – Perfis Biográficos – Paulo Estellita Herkenhoff – vol. I –1994 –54 perfis de cachoeirenses de todas as áreas, escritos para o Correio do Sul. São fac-símiles do jornal, enfeixados em livro na Impressos Paineiras. No aspecto – perfis – é obra única. Traz informações importantes que se encontravam esparsas.

Poetas Cachoeirenses (Coletânea) – Evandro Moreira – 1998 – É a segunda edição; a primeira foi publicada em 1975. Contém ligeira biografia de 103 poetas cachoeirenses, além de transcrever ao menos uma poesia de cada. É trabalho de muita pesquisa. Pioneiro e, ainda hoje, único entre nós.

Voltando ao Cachoeiro Antigo – Professor Manoel Gonçalves Maciel – 2 volumes, 1999 e 2004 – O professor Maciel foi pesquisador dedicado. Os dois volumes da obra, mais de 800 páginas, algumas com fotos e gravuras, cobrem vasto período de nossa história. O professor deixou pronto o terceiro volume. Obra de consulta, pode ser lida como se fossem “causos” recolhidos pelo mestre. Particularmente, tenho carinho muito grande pela obra. Escrita pela figura humana admirável que, enquanto viveu, foi lúcido e deu lições a tantos mais novos, que fraquejaram. 

Imagens de Cachoeiro da Coleção Gil Gonçalves – 1999 – É, ao lado do livro de Domingos Ubaldo, obra com profusão de fotografias. Gil Gonçalves não erafotógrafo; colecionou a vida inteira centenas de fotografias históricas. A maioria delas,estampadas em 92 páginas, são da primeira metade do século 20. Poucas cidades possuem álbum fotográfico como esse. Publicado em 1999 pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida.

Cachoeiro – uma História de Lutas – Evandro Moreira – 2004 – Começa com o descobrimento do Brasil. Como o Prof. Maciel, seguiu a senda aberta por Daemon, fazendo registro cronológico. Com abundantes informações. Como nas obras do Prof. Maciel e na de Gil Gonçalves, também na de Evandro fui convidado a fazer ligeira apresentação; o que me orgulha e incentivou a produzir este texto.

História e Glória do Futebol Cachoeirense – Osvaldino Pedro Vieira– 2004 – 353 páginas de texto e 74 páginas de fotos que contam a história de clubes de futebol, jogos, campeonatos, dirigentes a atletas de Cachoeiro de Itapemirim e do Sul do Espirito Santo. Na área, não tem similar em Cachoeiro. O autor pesquisou diretamente nos jornais da época, daí ser bastante detalhados os fatos e histórias que conta. 

Memórias de Cachoeiro – Marco Antônio de Carvalho – 2005 – 29 entrevistas com personalidades de e ligadas a Cachoeiro. As entrevistas serviram de base para o autor escrever a biografia de Rubem Braga que, no momento em que escrevo, está em negociações com editoras, para a publicação. É muito importante porque Marco Antonio entrevistou personagens já falecidos, dos quais, possivelmente, os únicos registros/depoimentos escritos são os dessas “Memórias”. Foi lançado pela Editora Booklink, do Rio de Janeiro e do cachoeirense Glauco de Oliveira.

Anauê! – José Marcelo Grillo – 200X – Conta a história (romanceada) da comunidade de origem italiana de Burarama (então Floresta), enfocando principalmente os fatos políticos do integralismo, inclusive o célebre tiroteio na Estação Ferroviária de Cachoeiro, em 1935. Segundo o autor, os fatos históricos são reais. Com abundantes transcrições do jornal cachoeirense “Correio do Sul”. 

Um comentário:

  1. Caso tenha algumas das referencias acima e tenha interesse de vender, me contate mcmcandido@hotmail.com

    ResponderExcluir