segunda-feira, 16 de abril de 2012

MUSEU DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Cachoeiro de Itapemirim conta agora com um moderno Museu de Ciência e Tecnologia. A entrega à comunidade foi realizada nesta quinta-feira (12), com a presença do prefeito Carlos Casteglione, secretários municipais, vereadores e familiares dos antigos donos do imóvel localizado na rua Moreira,283, Independência. O espaço simboliza mais uma fonte de cultura e conhecimento disponível à população.

No mesmo prédio do museu já está funcionando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O novo espaço conta também com uma biblioteca multimídia, dois laboratórios do Centro de Vocação Tecnológica (CVT), sala de teleconferência, o Centro Digital Cachoeiro, que vai oferecer cursos de informática avançada e uma sala de exposições, que hoje apresenta um acervo referente à história e evolução da indústria de rochas ornamentais.

“ Esperamos agora, com a entrega do museu, ajustar a nossa lente para a inovação, parte integrante do desenvolvimento econômico da cidade. Vale ressaltar que já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Royalties a compra de equipamentos para a montagem de uma praça da Ciência e Tecnologia,  voltada para a iniciação científica", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

As obras de reforma e ampliação do casarão, que hoje abriga o museu, foram iniciadas em 2007 já com a finalidade de implantar o CVT no local. Mas tiveram de ser paralisadas naquele mesmo ano. A verba foi viavilizada por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, firmado em 2006.

Para conseguir retomar as obras, a atual administração regularizou o convênio e fez a compra dos equipamentos. Precisou, ainda, angariar mais recursos para complementar os custos de finalização da reforma.

 "Essa belíssima obra do museu é mais uma prova do respeito da nossa gestão com o dinheiro público, pois é mais um projeto que estava paralizados em Cachoeiro e que, a partir de 2009, retomamos. Vamos proporcionar por meio do museu a valorização do passado e o investimento no futuro, com o incentivo à iniciação científica", salientou o prefeito Carlos Casteglione.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário