segunda-feira, 16 de abril de 2012

BIENAL RUBEM BRAGA 2012 é apresentada à imprensa

Jornalistas de veículos de comunicação de Cachoeiro de Itapemirim conheceram nesta quarta-feira (11) o projeto da 4ª Bienal Rubem Braga. Detalhes da programação e da estrutura da feira literária foram apresentados à imprensa local durante um café da manhã oferecido pela prefeitura, na Sala Levino Fanzeres, em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado no último sábado (7). O encontro contou com as presenças do prefeito Carlos Casteglione, de secretários e servidores municipais.

A bienal será realizada entre os dias 15 e 20 de maio e, como em 2010, suas atividades vão se concentrar em um só local, a praça Jerônimo Monteiro, bem no centro da cidade, para facilitar o acesso da população. Também foi mantida a identidade visual do evento, construída na terceira edição e inspirada na crônica “A Borboleta Amarela”, do escritor cachoeirense Rubem Braga. “O propósito da bienal continua sendo o incentivo à leitura, a formação de novos leitores”, explicou a secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris. 

A edição deste ano terá programação e estrutura maiores que as de 2010. “Devido ao sucesso da última bienal, o Governo do Estado aumentou de R$ 88 mil para R$ 200 mil o valor do recurso que vai investir no evento. Com isso, vamos aumentar em 20% os espaços e a quantidade de atrações”, disse a secretária.

A feira do livro vai contar este ano com a participação de editoras, e não de livreiros. Companhia das Letras, Globo, Rocco e Record são algumas das empresas já confirmadas. “As editoras participantes podem trazer autores de renome para lançarem seus livros na bienal”, destacou Paris.


ATRAÇÕES
A estrutura do evento terá dez espaços. No auditório Marco Antônio de Carvalho (nome dado em homenagem ao biógrafo de Rubem Braga), com capacidade para 300 lugares, serão realizadas as mesas de debate sobre literatura. Estão confirmadas as presenças de Viviane Mosé, André Dahmer, Pedro Bandeira, Rafael Coutinho, Maurício Ricardo (chargista do BBB), Daniel Jucá, Clara Averbuck, entre outros. 

Sete salas, batizadas com nomes de textos do Sabiá da Crônica (alcunha de Rubem Braga) e de cachoeirenses notáveis, vão abrigar oficinas, exibição de curtas-metragens, lançamentos de livros e sessão de autógrafos com escritores capixabas. 

Na arena Zig Braga, com 210 lugares, crianças e adolescentes vão poder imergir no universo da literatura participando de contações de histórias, teatro de bonecos e outras atividades de viés literário. Nesse espaço, uma das atrações é o ator Daniel Braga, neto de Rubem, que fará leituras dramáticas de textos do avô. 

Os shows nacionais confirmados são os da banda Pato Fu (o elogiado “Música de Brinquedo”), dos grupos Giramundo e Palavra Cantada e do pianista cachoeirense Marcos Resende, com participações do canto Emílio Santiago e do guitarrista Pepeu Gomes. 

Também faz parte do evento o Concurso Rubem Braga de Releitura, Crônica, Ilustração e Fotocrônica, para alunos de escolas municipais, estaduais e privadas e, também, para internos da Penitenciária Regional de Cachoeiro. O edital foi publicado no diário oficial desta terça-feira (10). 


INSCRIÇÕES A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (17/04/2012)
As inscrições para as atividades da bienal devem ter início na próxima terça-feira (17), pelo site do evento: www.bienalrubembraga.com. Já os educadores de escolas públicas e particulares devem inscrever suas turmas de alunos na Secretaria Municipal de Cultura, no edifício Bernardino Monteiro, Centro. 

A IV Bienal Rubem Braga é uma realização da prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. A programação completa da feira literária será divulgada pela prefeitura nos próximos dias.


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário