terça-feira, 26 de abril de 2011

SUSANNE BRANDÃO



Susany Cristiny Almeida, conhecida como Susanne Brandão, cantora e compositora, nascida no dia 30 de julho de 1969, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

BIOGRAFIA:
Dedicou-se, durante a adolescência, ao teatro e a dança. Em 1987, interpretou, em sua cidade natal, a personagem Flora (uma cantora) na peça "Um grito parado no ar".

DADOS ARTÍSTICOS:
Iniciou sua carreira musical em 1989, como crooner de uma banda de baile, com a qual se apresentou por todo o estado do Espírito Santo.
Em 1992, apresentou-se, como artista solista, em casas de shows e teatros de Vitória.
Em 1995, foi convidada para representar o Espírito Santo no festival de Turismo em Santa Catarina, no qual interpretou a canção "Noite Capixaba". Nesse mesmo ano, participou do "VI Vitória Jazz Festival", evento que contou com a atuação de diversos artistas como Jane Duboc e Paulo Bellinati. Ainda em 2005, realizou o show "Post Scriptum", no Teatro Carlos Gomes, no Espírito Santo, com sucesso de público e da crítica local. O espetáculo foi reapresentado no teatro Metrópoles, na Universidade Federal do Espírito Santo.
Em 1996, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vem atuando em diversas casas da cidade.
Apresentou, em 1996 e 1997, o show "Ela canta Elis" em vários estados.
Em 1998, passou a integrar, como vocalista, a banda SouSoul, com a qual participou do show "Reveillón 2000", realizado na Praia de Icaraí, Niterói (RJ).
Sua estréia em disco foi no CD "Via Fafi", coletânea de compositores e intérpretes capixabas, no qual participou com sua composição "Post Scriptum".
Lançou, em 1998, o CD independente "Susane Brandão" e, em 2000, o CD "No fundo".
É coordenadora pedagógica da Angelus - Oficina Musical, escola situada no Rio de Janeiro, onde atua também como professora de canto.

CRONOLOGIA:
Durante a adolescência, dedica-se ao estudo do piano, teatro e dança.
Em 1987 interpreta Flora, uma cantora, na peça "Um Grito Parado no Ar", de Gianfrancesco Guarnieri, em Cachoeiro de Itapemirim, cidade onde nasceu.
Em 1989, canta na banda “Danos e Perdas” , tendo como integrantes Tulinho Coelho (contrabaixo), Clauber Fabre (guitarra), Zedú Coelho (vocal) e Átila Brandão (bateria), apresentando-se em todo o estado do Espírito Santo. .
Em 1992, apresenta-se na Casa de Shows e Teatro de Vitória, cidade onde vivia, com um repertório mais voltado para a MPB, acompanhada de Clauber Fabre (violão, guitarra e arranjos) e com banda.
Em 1993, fica entre as finalistas no festival de Alegre com a música Post Scriptum de Fábio Coelho e Sônia Coelho.
Em 1994, é considerada pela crítica uma das mais belas vozes do panorama capixaba. Em agosto desse mesmo ano, tem seu show gravado e apresentado pela Bandeirantes, emissora de TV do estado.
Em maio de 1995 é convidada para representar o Espírito Santo no Festival de Turismo de Santa Catarina, cantando na "Noite Capixaba". Em Junho, apresenta o show "Post Scriptum" no Teatro Carlos Gomes, o teatro mais conceituado do ES. Susanne utilizou seus próprios recursos para a realização do show e pagamento do teatro, pois os patrocínio não foram suficientes. Sua atitude ousada lhe conferiu uma popularidade maior no estado, sendo sucesso de bilheteria e público.
Em novembro, é convidada para participar do "VI Vitória Jazz Festival", no Teatro Carlos Gomes, como cantora revelação capixaba.
Em outubro, lança o CD "Via Fafi", coletânea de cantores e intérpretes capixabas, onde Susanne tem uma faixa gravada, o blues "Post Scriptum". Em dezembro, Susanne reapresenta "Post Scriptum" no Teatro Metropolis da Universidade Federal do Espírito Santo.
Em Janeiro de 1996, muda-se para o Rio de Janeiro onde ultimamente tem se apresentado em casas de shows.
Entre 1996 e 1997, apresentou o show "Ela Canta Elis", no Rio e em outros estados. Com sucesso, é convidada para se apresentar em várias casas de shows, como o Rio Jazz Club, Vinicius Bar, e o Excentric de Nilópolis e Teatro Operon entre outros.
Em 1998, lança um CD com músicas próprias e algumas regravações.
Em 1999, apresenta seu CD em diversas casas de shows.
Em 2000, começa a preparar seu novo CD, "No Fundo"
Em 2001, Foi classificada pelo Concurso do Teatro Municipal do Rio de janeiro para integrar o coro do teatro.
Ainda em 2001 faz o show Tributo a Janis Joplin, apresentando-se por todo estado do Rio de Janeiro em em outros estados.
Apresenta-se com Vitor Biglione em um show inesquecível , Tributo a Jimmy Hendrix (com Vitor Biglione) e Janis Joplin (com Susanne Brandão)
Na banda: Ana Espínola (teclado) Dalessandro Mangueira (contrabaixo), Gustavo Schnaider (bateria) Clauber Fabre (guitarra).
Em 2002, funda a Musimundi Academia da Música juntamente com os músicos Fábio Coelho e Clauber Fabre.Inaugurada no dia 10 de agosto de 2002. No dia 17 de agosto ocorre um coquetel de pré lançamento do CD na Musimundi onde os convidados também puderam conferir o lançamento do site oficial da cantora.
Lançamento do CD No Fundo pelo Rio e por vários estados. O lançamento oficial foi no dia 20 de agosto de 2002 no Mistura Fina.
Em 2003- ganha o I lugar no II concurso da Canção Italiana como cantora.
Em 2004- classificou-se entre as 9 sopranos finalistas no concurso da Orquestra Petrobrás Pró Música
Terceiro lugar no Concurso de canto Lorenzo Fernandez.
Em 2004- apresentou o show "Um pouco de todas as Coisas". Com Tíbor Fittel (piano e teclado), Foguete (percussão), Tonho Costa ( bateria). Direção Musical (Clauber Fabre)
Arranjos (Clauber Fabre e Tíbor Fittel)
Nesse show Susanne apresenta músicas próprias e suas influências: Clara Nunes, Elis Regina e Janis Joplin aliada a canções eruditas.
Em 2005 (julho de 2005) gradua-se em Bacharelado em canto pelo Conservatório Brasileiro de Música
Em 2005- lança juntamente com alguns músicos o projeto @tari, onde resgata, junto com seus amigos músicos, as músicas dos anos 80. Na banda estão Guto Bastos (vocal), Carlão (baixo), Clauber Fabre (guitarra), Gustavo Schneider (bateria). O repertório lembra sua primeira banda a “Danos e Perdas” lançada no Espírito Santo em 1989, e que tinha como integrantes Clauber Fabre (guitarra), Túlio Coelho (baixo), Átila Brandão (bateria) e Zedú Coelho (vocal).
Em 2006- apresenta o show" Mulheres cantadaspor Chico" e estréia em maio no Vinícius grávida de 8 meses de sua filha Verena.
Em dezembro de 2006 é convidada a integrar o coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro para cantar a ópera Carmen de Bizet sob a direção de Carla Camuratti.e aregência do maestro Silvio Viegas.
Atualmente lança a segunda edição do seu CD no Fundo em megastores como a Saraiva e casas de show na Lapa e prepara material para seu novo Cd agora não só compondo e cantando , mas também tocando piano e violão.
Em 2007 – Fez shows no Rio de Janeiro e em outros estados e prepara seu material para seu novo Cd, participa do Coro e Orquestra do Theatro Municipal com o espetáculo “Carmen in Concert”
Em 2008 – Susanne Brandão solta sua voz com a interpretação super elogiada pela imprensa no Show de comemoração do álbum The Dark Side of the Moon do Pink Floyd.
Em 2009 – Inicia o ano com o show “Novo de Novo” onde leva a sua voz, mesclando vários elementos rítmicos ao som Brasileiro e uma percussão marcante e faz o relançamento e divulgação do seu cd “No Fundo” na livraria Argumento. Mas uma vez a cantora surpreende a todos com sua bela perfomace no show VOX harmonizando o rock, soul e blues com a musica erudita.
Em 2010/2011 – Susanne Brandão participa como diretora musical do exposição-espetáculo Noel Rosa, apresentado no Centro Cultural da Justiça Federal – RJ. Além de dirigir musicalmente e cantar em outros espetáculos como: Vinícius (repertório e biografia de Vinicius de Moraes); Tributo a Roberto Carlos (interpretado pelos artistas da escola de música – Musimundi)

RELEASE: NOVO DE NOVO
Nesse show a capixaba Susanne Brandão leva sua voz a MPB e ao soul, mesclando vários elementos rítmicos ao som brasileiro.
Cantora e compositora, Susanne desenvolve um trabalho mesclando ritmos brasileiros.
Percussão marcante e vocal sempre presente são a marca de seu CD, "No Fundo", um trabalho autoral, em que resgata suas raízes.
Apresentou-se em vários estados brasileiros com seu trabalho solo e como vocalista de bandas como a SoulSoul e Vitor Biglione Trio, além de participar de diversos festivais, como o Festival Internacional de Jazz de Vitória e o Escalada do Rock no Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, Susanne tem se apresentado em programas de rádio e televisão, bem como em casas de shows de grande expressão.
Em seu percurso artístico, Susanne homenageou Elis Regina com o show "Ela Canta Elis", e Mulheres cantadas por Chico, interpretando músicas do Chico Buarque e atualmente se apresenta com música brasileira levando sua voz aos palcos.
Em 2008 sua interpretação foi elogiada pela imprensa pela participação no show de comemoração do aniversário do álbum The Dark Side of the Moon do Pink Floyd juntamente com a banda Bulldog no Rio Rock e Blues Club.
Em 2009 apresenta o show Novo de Novo – MPB com novos formatos. Susanne fez vários shows apresentando seu repertório de Rock,blues e soul e canções eruditas no Show VOX.
Em 2010 /2011 Susanne Brandão participa como diretora musical do exposição-espetáculo Noel Rosa, apresentado no Centro Cultural da Justiça Federal – RJ. Além de dirigir musicalmente e cantar em outros espetáculos como: Vinícius (repertório e biografia de Vinicius de Moraes); Tributo a Roberto Carlos (interpretado pelos artistas da escola de música – Musimundi)

RELEASE: ERUDITO
Cantora erudita, Susanne Brandão percorre com a segurança e experiência de 13 anos de carreira um vasto repertório erudito como soprano ligeiro coloratura. Estudou piano, tem o segundo grau em Canto pela Escola de Música Villa Lobos e Bacharelado em Canto pela Faculdade do Conservatório Brasileiro de Música.
Susanne estuda música desde os 5 anos de idade, tendo aulas com professores de canto renomados no meio erudito entre eles: Ricardo Tuttmann, João Carlos Ditter , Elaine Rowena, Natércia Lopes, Elizabeth Howard, Ângela Ferreira e Joel Telles com quem participou do Núcleo de Ópera da Escola Villa Lobos. Leciona canto e é coordenadora da Musimundi Academia da Música.
Vencedora do 11 Concorzo della Canzone Italiana em 2003 e foi classificada pelo concurso do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 2001 para integrar o Coro do Teatro.Em 2004 ganhou o 3º lugar no Concurso Lorenzo Fernandes. Também, em 2004, classificou-se dentre as nove sopranos finalistas do concurso da Orquestra Petrobrás Pró- Música.
Apresentou em 2002 e e2004 o espetáculo Ópera Nova com o pianista Tíbor Fittel onde mistura música erudita e canções brasileiras. No repertório estão grandes compositores como Villa Lobos, Jaiyme Ovalle, Marlos Nobre, Lorenzo Fernandes, Puccinni, Mozart, e outros além de árias de óperas consagradas tais como La Bohéme, A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro, Madame Butterfly e outras.
Em 2005 e 2006 apresentou-se em recitais. Em dezembro de 2006 foi convidada a integrar o coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro cantando na ópera Carmen de Bizet, permanecendo durante toda a temporada.
Em 2009 estréia o espetáculo Vox unindo erudito ao rock e blues. Cantando músicas de Villa Lobos e outros compositores.

RELEASE: TRIBUTO A JANIS JOPLIN
Nesse show, Susanne traz o puro Soul e Blues que marcaram a carreira de Janis Joplin.
No repertório, estão músicas que fizeram sucesso na sua voz: Summertime, Me and Bob McGee, Move Over, Try, e outras.
A voz de Janis carrega toda a emoção do Blues negro, do soul e do rithm’n blues e Susanne Brandão relembra, com todo feeling, a diva do blues que marcou sua geração.
Em uma de suas primeiras temporadas deste show, a cantora fez alguma apresentações com o conceituado guitarrista Victor Biglione e seu trio, o mesmo apresentando o tributo a Jimi Hendrix em casas como Bastidores, Acorde, Blues&Beer e Lonas Culturais.

DISCOGRAFIA:
•(2000) No fundo • Independente • CD
•(1998) Susanne Brandão • Independente • CD

BIBLIOGRAFIA CRÍTICA:
•ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

SITE:
http://www.susannebrandao.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário