segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ana Graça Braga Abreu será a Cachoeirense Ausente de 2011



Anna Graça Braga de Abreu, irmã dos escritores Newton e Rubem Braga, vai receber o título de Cachoeirense Ausente deste ano. Nesta terça-feira (12), o prefeito de Cachoeiro Carlos Casteglione foi autorizado pela Câmara Municipal a indicar o nome de Dona Gracinha, como é conhecida, para ser homenageada com a honraria.

Os vereadores aprovaram a emenda do vereador Professor David Lóss (PDT) ao projeto de lei de autoria do Executivo que determina a eleição direta para escolha do Cachoeirense Ausente. A emenda permite que este ano, por ser o centenário de Newton Braga, idealizador do título e da Festa de Cachoeiro, o homenageado possa ser excepcionalmente escolhido pelo prefeito, entre os membros da família Braga.

“Nada mais justo que homenagearmos Dona Graça Braga com essa honraria. É a forma que encontramos para celebrar Newton e, de modo geral, a família Braga, tão importante para a cultura de Cachoeiro. Agora, vamos formalizar a escolha. Em 2012, a escolha do Cachoeirense Ausente volta a ser por eleição direta”, explica o prefeito Casteglione.

Dona Gracinha será a quarta mulher a receber o título desde que ele foi criado, há 70 anos. No final de março, uma comitiva oficial da prefeitura de Cachoeiro foi a Vitória, onde ela mora, para informar sobre sua indicação para o título.

“Ela ficou muito satisfeita e acolheu nossa proposta. Desde o ano passado, quando demos início à formulação da programação do centenário de Newton Braga, a ideia de indicar o nome de Graça Braga vem ganhando corpo. Estamos muito satisfeitos por termos conseguido concretizar essa homenagem em 2011”, conta a secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris.

A entrega do título a Dona Graça será feita durante as comemorações da festa da cidade, em junho, e faz parte das atividades preparadas pela prefeitura para comemorar o centenário de Newton Braga. Haverá reedições de três livros do escritor, publicação de suas críticas literárias e de um livro feito por suas filhas, lançamento de selo comemorativo.

A Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Comunicação, prepara ainda um livro com os perfis dos homenageados com o título de Cachoeirense Ausente desde que a homenagem foi instituída, em 1942.O lançamento será durante a festa de Cachoeiro.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza essa é uma excelete escolha, e só podia mesmo ter vindo do "professor Davi", que é pessoa extremamente integrada com à vida, com a essência do povo cachoeirense. E, com toda certeza Dona Gracinha será uma representante significativa e de peso, para bem comemorarmos o centenário de Newton Braga. Parabéns ao Davi pela escolha e ao prefeito pela emenda. Grande abraço.
    25 de abril de 2011 15:16

    ResponderExcluir