segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cineasta famoso pode produzir filme sobre imigrantes de Cachoeiro de Itapemirim



O cineasta Roberto Farias poderá produzir seu próximo filme em Cachoeiro de Itapemirim. É esta a expectativa dos articuladores culturais da região sul do Espírito Santo. Roberto fará uma visita ao distrito de Burarama onde se desenrola a trama do livro Anauê, de Marcelo Grillo. A narrativa detalha os fatos acontecidos entre 1930 a 1950 onde idéias revolucionárias influenciaram esta bucólica região, localizada a 20 quilômetros do centro de Cachoeiro.

Após intensa pesquisa, o fato, até então enterrado na rara memória da história capixaba revelou fatos que atrairam a atenção de Roberto Farias. Giordano Berllone, Vitto Gardini e Giovanna Polline são os protagonistas do livro. Os dois imigrantes italianos vêem o vínculo de amizade que os unia se esfacelar pela opção político-ideológica: Berllone, o antiintegralista; Gardini, o integralista fervoroso. Nesta amizade aparece Giovanna que acirra ainda mais as divergências.

Só que naquela época as convenções tinham importância e a diferença de idade era um problema menor do que o fato de Giordano ser casado. A narrativa em terceira pessoa se desenvolve na ocupação pelos imigrantes de Burarama; na luta política para obter benefícios à nova terra; no contato com a doutrina forjada por Plínio Salgado; na divisão do então distrito em integralistas e não integralistas; no relacionamento com o prefeito de Cachoeiro da época Fernando Abreu (que receou perder a influência em Burarama com a ascensão do integralismo entre os italianos); nas brigas com os comunistas (há uma cena memorável de um tiroteio na antiga estação); no amor impedido entre Giordano e Giovanna; no reatamento dos antigos amigos; no pacto para tornar proibido o assunto integralismo.

Assuntos até então esquecidos e que voltaram à tona com o livro de Marcelo Grillo. Atores Cachoeirenses poderão se habilitar para atuar no longa. Roberto Farias se encontra com o prefeito de Cachoeiro no dia 7 de abril e visitará as possíveis locações do Filme.

Entre outros sucessos de sua filmografia, Roberto Farias produziu em 1960, o policial Cidade Ameaçada, com o qual ganhou vários prêmios e se tornou um dos mais respeitados cineastas brasileiros, posição que ele viria a sacramentar com Assalto ao Trem Pagador, em 1962. Na Década de 1960 fundou com os irmãos a produtora R.F.Farias, uma das mais importantes do país. Ele se tornou um diretor popular ao filmar a trilogia de filmes com Roberto Carlos, que começou em 1968 com Roberto Carlos em Ritmo de Aventura e terminou em 1971 com A 300 km por hora.

Com informações do correspondente da Rede Vitória no Sul do Estado, Ramon Barros.

Fonte:
http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/folhavitoriasul/2011/03/23/cineasta-famoso-pode-produzir-filme-em-cachoeiro-de-itapemirim/



Nenhum comentário:

Postar um comentário