segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Acácia da Beira Rio é a árvore símbolo de Cachoeiro


Uma acácia havaiana plantada no final do calçadão da avenida Beira Rio é a árvore símbolo de Cachoeiro de Itapemirim, eleita democraticamente pela população como Patrimônio Natural do Município. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (21), Dia da Árvore, pelo prefeito Carlos Casteglione.
O evento ocorreu na praça Jerônimo Monteiro, com participação de alunos de várias escolas. A escolha da árvore foi uma campanha desenvolvida pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em que 2.321 cachoeirenses, principalmente estudantes, votaram em cédulas ou via internet. A árvore escolhida recebeu mais da metade dos votos, 1.246.
A escolha da árvore símbolo da cidade faz parte do programa "Planta Cachoeiro", que teve sua programação iniciada dia 18 e vai até 30 de setembro. Também é o início de um processo amplo de melhoria da cidade em matéria de meio ambiente. “Às vezes, as pessoas reclamam que uma árvore está prejudicando a frente da casa ou da loja. É preciso lembrar que árvores são fundamentais para a harmonia do espaço público, amenização do calor e para tornar a cidade melhor e mais bonita de se viver”, disse Casteglione.
A prefeitura está elaborando o Mapa Arbóreo da cidade, com um projeto paisagístico de parques e jardins, poda programada de árvores e distribuição de mudas para a população. A Secretaria de Meio Ambiente vai avaliar a situação de cada árvore da cidade: as que estão doentes, vão ser tratadas; onde a calçada esmaga a raiz da árvore, o espaço vai ser corrigido.
A idéia é conscientizar a população para a importância de preservar a natureza, nas florestas ou nas cidades, que é o meio ambiente em que vivemos.
Ainda no evento, que comemorou o Dia da Árvore, quinhentas mudas foram entregues de graça a população. O homem que plantou a árvore símbolo, em 1981, Marcelo Bueno da Silva, também foi homenageado.

Um comentário:

  1. Tem muitos cachoeirenses que, assim como eu, vem acompanhado e fotografando essa beleza natural da Av. Beira Rio.

    Parabéns e obrigado por dividir a noticia.

    ResponderExcluir