segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Musicalidade Cachoeirense ganha (mais) reconhecimento nacional

De acordo com a revista “Rolling Stone”, quatro composições cachoeirenses estão entre as 100 melhores músicas nacionais.
Que talento e musicalidade em Cachoeiro não falta, isso não é tão difícil descobrir. Mas ter o talento reconhecido nacionalmente (ou mundialmente, por que não?) não é sempre. Por isso, quando há o devido reconhecimento, mesmo que tardio, é motivo para se orgulhar. Até quem não é da cidade e conhece o trabalho dos “escolhidos” se orgulha.
A revista “Rolling Stone”, especializada em música e reconhecida mundialmente pela seriedade de seu trabalho, elegeu em sua edição n° 37 (outubro/2009), especial de 3° aniversário, as 100 melhores músicas brasileiras. Dentre elas, quatro composições são de cachoeirenses ilustres: Roberto Carlos e Sérgio Sampaio. As músicas escolhidas foram “Detalhes”, “Quero Que Vá Tudo pro Inferno” e “As Curvas da Estrada de Santos”, de Roberto, e “Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua”, de Sérgio. Outros eleitos foram Chico Buarque, Mutantes, Tim Maia, Caetano Veloso, Tom Jobim...
Para os antenados, a surpresa foi ver o nome de Sérgio Sampaio, um dos malditos da MPB, entre o supra-sumo da música nacional. Mostra que a tendência é resgatar o que antes era incompreendido, tentando achar uma nova compreensão ao que foi escrito, no mínimo, 30 anos atrás.
A eleição de quatro composições cachoeirenses também é uma maneira de incentivar a nova safra de músicos da cidade e até da região. O ideal é que a juventude não perca o talento, que vem desde a década 50, e procure sempre inovar.

No ranking, a ordem ficou assim:
8ª - Roberto Carlos – Detalhes (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
Detalhes tão pequenos//De nós dois//São coisas muito grandes//Pra esquecer//E a toda hora vão//Estar presentes//Você vai ver...//

19ª - Roberto Carlos – Quero Que Vá Tudo pro Inferno (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
Não suporto mais você longe de mim//Quero até morrer do que viver assim//Só quero que você me aqueça nesse inverno//E que tudo mais vá pro inferno//

38ª - Sérgio Sampaio – Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua (Sérgio Sampaio)
Eu, por mim, queria isso e aquilo//Um quilo mais daquilo, um grilo menos disso//É disso que eu preciso ou não é nada disso//Eu quero é todo mundo nesse carnaval...//

64ª - Roberto Carlos – As Curvas da Estrada de Santos (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
Se você pretende saber quem eu sou//Eu posso lhe dizer//Entre no meu carro//Na estrada de santos//E você vai me conhecer//


As 10 melhores foram:
1ª - Chico Buarque – Construção (Chico Buarque)
2ª - Tom Jobim & Elis Regina - Águas de Março (Tom Jobim)
3ª - Pixinguinha – Carinhoso (Pixinguinha / João de Barro)
4ª - Luiz Gonzaga – Asa Branca (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira)
5ª – Jorge Ben – Mas, Que Nada (Jorge Ben)
6ª – João Gilberto – Chega de Saudade (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
7ª – Os Mutantes – Panis et Circencis (Gilberto Gil / Caetano Veloso)
8ª - Roberto Carlos – Detalhes (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
9ª – Baden Powell & Vinicius de Moraes - Canto de Ossanha (Baden Powell / Vinicius de Moraes)
10° - Caetano Veloso – Alegria, Alegria (Caetano Veloso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário