sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Muitas atividades no mês do Centenário de Newton Braga

O mês de agosto será de muitas homenagens a Newton Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. Prefeitura e parceiros vão intensificar as atividades que prepararam para comemorar o centenário do poeta cachoeirense. O inventor do Dia de Cachoeiro e do título de Cachoeirense Ausente completaria 100 anos no próximo dia 11.

As atividades começam nesta terça-feira (9), com o lançamento da versão digital do livro “Cachoeirenses Ausentes desde 1942”. A publicação, cuja versão impressa foi lançada pela prefeitura durante a festa da cidade, traz os perfis biográficos e fotos das personalidades que já receberam o título.
No dia 10, será aberta a exposição “Inquietudes”, da artista plástica Maria Helena Nemer Salles. A mostra terá 24 aquarelas baseadas em textos de Newton Braga. A abertura será às 19h, na Sala Levino Fanzeres. A visitação será de segunda a sexta, das 8h às 18h.
No dia do centésimo aniversário do poeta, a agenda estará cheia. Destaque para os lançamentos do selo postal do centenário – idealizado e produzido pela designer Rachel Braga, filha do escritor – e do livro “Newton Braga, cachoeirense ausente”, de autoria dos filhos.
A escola municipal Newton Braga também desenvolve várias atividades. A partir das 8h, haverá apresentação do hino oficial da unidade de ensino, mostra de trabalhos artísticos elaborados pelos alunos a partir da obra do poeta, lançamento de livro infanto-juvenil com poesias de autoria de estudantes, entre outras ações.
Também no dia 11 serão premiados os vencedores do concurso cultural Newton Braga promovido para alunos de escola públicas e de turmas de educação de jovens e adultos da penitenciária regional.
“Essas ações dão continuidade às comemorações inciadas na Bienal Rubem Braga de 2010, com a municipalização da escola Newton Braga. De lá pra cá, muitas outras atividades foram realizadas para resgatar a memória e a obra desse grande escritor e cidadão cachoeirense. E as comemorações vão se estender até o fim do ano”, explica a secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris.

PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO DE NEWTON BRAGA EM AGOSTO
9 de agosto
9h - Lançamento da versão digital do livro “Cachoeirenses Ausentes desde 1942”
Local: Gabinete do Prefeito, no edifício Bernardino Monteiro 

14h - Entrega de menção honrosa aos alunos Helena Patrício Gonçalves, Bruna Magnago e Amanda Assis, que participaram do concurso de confecção da bandeira da escola municipal Newton Braga
Local: Plenário da Câmara Municipal
10 de agosto
19h - Abertura da exposição “Inquietudes”, da artista plástica Maria Helena Nemer
Local: Sala Levino Fanzeres, no edifício Bernardino Monteiro
11 de agosto
8h às 9h40 - Apresentação do hino da escola municipal Newton Braga (autores: Evandro Moreira, Arnoldo Silva e alunos)
- Premiação dos Jogos Pedagógicos sobre a vida e a obra de Newton Braga (alunos dos 4º e 5º anos)
- Mostra de atividades artísticas
- Apresentação do blog: www.emebnewtonbraga.blogspot.com
- Lançamento do livro infanto-juvenil sobre vida e obra de Newton Braga (Realização: professoras Yeda Marli e Celeste de Sá Campos com alunos do 5º V1 e apoio do cartunista Ricardo Ferraz e dos escritores Evandro Moreira e Aélcio De Bruim)
Local: Escola municipal Newton Braga, no bairro Ferroviários
10h - Lançamento do Selo do Centenário Newton Braga (Realização: PMCI e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Produção: Rachel Braga)
Local: Gabinete do Prefeito, no edifício Bernardino Monteiro
15h - Inauguração da seção Newton Braga, um espaço para literatura capixaba, na biblioteca da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI)
- Premiação do Concurso Newton Braga, categoria acróstico, envolvendo alunos do EJA da PRCI
Local: Biblioteca da PRCI, na localidade de Monte Líbano
19h - Apresentação cultural dos alunos da escola municipal Newton Braga;
- Lançamento do livro “Newton Braga, cachoeirense ausente”, de autoria de Rachel, Marília e Edson Braga, filhos do escritor
- Sessão da Academia Cachoeirense de Letras em homenagem ao escritor
- Premiação do Concurso Newton Braga nas categorias desenho, curta-metragem e conto
Local: Teatro Municipal Rubem Braga, na avenida Beira-Rio



Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário